Streaming

Streaming é uma forma de distribuição digital. A difusão de dados, geralmente em uma rede através de pacotes, é frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimedia através da Internet. Nesta forma, as informações não são armazenadas pelo utilizador em seu próprio computador. Assim não é ocupado espaço no disco rígido (HD), para a posterior reprodução — a não ser o arquivamento temporário no cache do sistema ou que o usuário ativamente faça a gravação dos dados. O fluxo dos dados é recebido e reproduzido à medida que chega ao utilizador.

Isso permite que um utilizador reproduza conteúdos protegidos por direitos de autor, na Internet, sem a violação desses direitos, similar à rádio ou televisão aberta diferentemente do que ocorreria no caso do download do conteúdo, onde há o armazenamento no HD configurando-se uma cópia ilegal.

A informação pode ser transmitida em diversas plataformas.

O processo de streaming de áudio é o mesmo para o vídeo, alterando apenas a largura de banda utilizada e os codificadores.

No caso do áudio, tudo começa no computador da webradio, no estúdio de uma rádio ou num evento externo com recurso a software, codec IP ou até mesmo um smarphone.

Os dados codificados nesta primeira etapa são então enviados para os 3 servidores dedicados DigitalRM, que estão dentro da estrutura técnica da Leaseweb sediada na Holanda.

É um dos mais conceituados datacenters a nível mundial com os mais avançados recursos técnicos.

Atualmente, temos 3 servidores ativos: Dallas USA, Amesterdão Holanda e Singapura.

Cada rádio envia a mesma emissão em dois canais distintos para 2 servidores geograficamente distintos (USA e Holanda). Desta forma obtemos várias vantagens: Balanceamento do fluxo de ouvintes entre os servidores, redundância no caso de falha de um servidor e a possibilidade de identificar os ouvintes via aplicativos mobile e via web.

O 3º servidor em Singapura, monitora os 2 primeiros e no caso de falha de ambos, entra automaticamente em Acão.

O streaming de áudio para rádios, lojas e circuitos dedicados (STL) representa cerca de 70% da nossa operação a nível mundial com a presença em 32 países.

Estes são as áreas de streaming que hoje exploramos:

  • Transmissão online de rádios e web rádios
  • STL Link entre estúdio e centro emissor
  • Transmissão online de eventos
  • Sonorização de ambientes multicast
  • Transmissão de exteriores

Entre os protocolos mais utilizados, estão o Icecast e Shoutcast embora o Icecast ofereça um atraso muito mais reduzido (na ordem dos 5 segundos) e o streaming seguro (SSL https) é nativo, ao contrário do Shoutcast que obriga à utilização de um Proxy Server.

É certamente o futuro da transmissão multimédia, quer por áudio ou vídeo.

 

Home  |  Política de Privacidade  |  Política de Cookies  |  Contactos